Mau hálito
- laoccpsmedufc
- 11 de nov. de 2018
- 1 min de leitura
O mau hálito, que também é chamado de halitose, é sinal de que há algo errado com a saúde. Pode ocorrer por má alimentação, má higiene bucal, uso de bebidas alcóolicas, uso de cigarro, doenças, inflamação na gengiva, saburra lingual e até fatores emocionais.
Embora a maioria das pessoas associe o mau hálito à falta de escovação, esse distúrbio também pode ser causado por inflamações nas amígdalas e faringe. Quem tem amigdalite de repetição pode ter pequenos buracos nas amígdalas que permitem o depósito de alimento, chamado cáseo amigdaliano, em que as pequenas bolinhas com mau cheiro se desprendem dos buracos dando a impressão de mau hálito.
A saburra lingual é uma massa esbranquiçada, composta de células descamadas da boca, bactérias, muco da saliva e restos alimentares, que fica geralmente aderida na superfície da língua. A formação desse material é um fenômeno normal, porém sua permanência, não, e pode desencadear
mau hálito e até mesmo outros problemas de saúde.
O nariz é outro órgão que pode estar relacionado à halitose, principalmente devido à sinusite. Os tumores ocultos da orofaringe ou laringe também podem causar mau cheiro, mas de rara ocorrência. O tratamento da halitose é realizado conforme análise do fator que está causando o problema, que pode ser um ou vários motivos associados.
Recomendações
Alimentação balanceada
Higiene bucal adequada
Evitar uso de cigarro e bebidas alcóolicas
Procure um otorrinolaringologista
Victor Ferreira
Comments